sábado, 20 de fevereiro de 2010

Sozinho

...

(Caetano Veloso)
Às vezes, no silêncio da noite
Eu fico imaginando nós dois
Eu fico ali sonhando acordado, juntando
O antes, o agora e o depois
Por que você me deixa tão solto?
Por que você não cola em mim?
Tô me sentindo muito sozinho!

Não sou nem quero ser o seu dono
É que um carinho às vezes cai bem
Eu tenho meus desejos e planos secretos
Só abro pra você mais ninguém
Por que você me esquece e some?
E se eu me interessar por alguém?
E se ela, de repente, me ganha?

Quando a gente gosta
É claro que a gente cuida
Fala que me ama
Só que é da boca pra fora
Ou você me engana
Ou não está madura
Onde está você agora?

...


Algumas músicas só fazem sucesso em determinado círculo quando interpretadas por um "figurão".
Quando tento definir essa situação, por mais que eu busque, não consigo achar palavra mais adequada que preconceito.
Neste Blog, não por coincidência, mas como um tipo de provocação, além de "Sozinho" há outros exemplos :
O Que Me Importa (Cury) Marisa Monte
Você Não Me Ensinou a Te Esqecer (Fernando Mendes) Caetano Veloso.
Poderia ainda citar:
Sonhos (Peninha) Caetano Veloso,
Devolva-me (Renato Barros / Lilian Knapp) Adriana Calcanhoto
E por aí vai...

4 comentários:

  1. Cê tem razão.É puro preconceito.Lembra quando Caetano cantou ''Um tapinha não dói''no show???Achei divino!!!
    A alguns anos qdo ligava o rádio e ouvia ''Quem de nós dois'' com o José Augusto,não conseguia ouvir até o final.Com a Ana Carolina a canção entrou na veia.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo ... mas as vezes pode não ser preconceito. Cada artista põe sua identidade nas músicas que canta. Alguns podem ser mais felizes que os outros no momento da gravação mesmo que seja a mesma grande canção. Mas que há preconceito por parte dos ouvintes é inegável... principalmente alguns mais jovens que não sabem reconhecer a genialidade dos que vieram antes.

    ResponderExcluir
  3. vou te falar que acho isso muito feio....fazer pré conceito das coisas....
    quer um exemplo meu??

    ''é o amor'' foi regravada por bethania...que é uma diva...mas com zezé e luciano não tem valor...é brega....

    n penso assim...eu adoro música...e se é bonita,se me toca...não importa se é cantada pela dita ''elite'' da música ou pela ''ralé''.

    no caso é ''é o amor'',sempre achei linda...embora n consuma musica sertaneja....

    as pessoas tem que ter a mente e o coração mais abertos....

    ps:amei teus exemplos....e ainda posso citar que kid abelha regravou uma musica do buchecha...assim como a calcanhoto....ou até caetano que já cantou com alexandre pires....

    são tantos e tantos exemplos....

    um beeeijo..ótimo post!!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Gosto muito de música brasileira, mas só os grandes é que vendem por cá, também são os que
    assiduamente vêem cá, mas considero que uma canção também pode ganhar com o carismo do próprio cantor. Isso também acontece por cá, mesmo que seja uma boa canção e que seja cantada por bons cantores, o que cantou originalmente é sempre o mais marcante.
    Beijos,
    Manuela

    ResponderExcluir